Notícias em destaque

Eleição e tomada de posse



 No passado dia 30 de Março de 2016, realizou-se na Cooperativa o Ato Eleitoral onde foram eleitos os novos Órgãos sociais, para o quadriénio 2016/2019, concorrendo duas listas, lista A e lista B, acabando por sair vencedora a lista B com 372 votos e a lista A com 234 votos (..) [Mais]

Subsidio de Gasóleo


Decorreu de 28 de Setembro a 13 de Novembro a candidatura ao Subsidio de Gasóleo (...) [Mais]

 

A Agricultura é uma actividade económica que interage fortemente com o Ambiente, utilizando um vasto conjunto de recursos naturais que importa preservar.


O solo e a água carecem de particular atenção, já que o solo pode ser fortemente degradado por fenómenos de erosão e poluição, com perdas de fertilidade que podem ser irreversíveis, a água que cada vez mais é escassa e sujeita a ritmos pluviométricos irregulares, necessita de ser criteriosamente usada, evitando-se a sua contaminação e perda.


Os Vegetais têm sofrido pelo homem uma ampla intervenção modificando em diversos aspectos, as condições de desenvolvimento das plantas, criando agros ecossistemas ou ecossistemas artificiais.


Os sistemas de produção, evoluíram com a aplicação de novas técnicas de protecção de plantas perante as condições climatológicas adversas, de novos sistemas de rega, adubação e práticas culturais, introdução de novas variedades, com o objectivo de aumentar as produções e obter produtos de melhor qualidade.


Neste sentido, a protecção das culturas contra os seus inimigos é absolutamente necessária, sendo possível a existência de um nível de pragas e doenças comercialmente aceitável, o qual pode ser alcançado segundo bases consistentes e através da coordenação de práticas culturais e de protecção fitossanitárias correctas, de acordo com uma nova forma de entender a produção e protecção integrada.


O Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas pela Portaria nº 1212/2003 de 16 de Outubro criou as condições para a formação e regulamentação das Secções de Protecção Integrada das Culturas.